Sex Criminals – Vol. 1: One Weird Trick (#1-5)

21.1.15


Não contém spoilers. 

Nem lembro onde eu vi falar de Sex Criminals pela primeira vez, mas o fato é que essa HQ está em várias listas dos melhores lançamentos de 2013 que eu vi no ano passado. Além disso, em 2014 ela foi indicada a dois Eisner Awards, "Melhor série" e "Melhor série estreante", ganhando nesta última categoria. Some esse reconhecimento da crítica a uma premissa muito original (ainda que bizarra) e temos uma história muito boa, não? É, não é bem assim. Após terminar o primeiro volume, chamado One Weird Trick, minha conclusão é de que o quadrinho é apenas "ok".

Sex Criminals conta a história de Suzie, bibliotecária, e Jon, ator, que se conhecem numa festa e terminam na cama, descobrindo uma habilidade rara: ao alcançar o orgasmo, ambos conseguem parar o tempo por alguns minutos, o suficiente para pequenas ações criminosas, como assaltar bancos. A história é escrita por Matt Fraction, roteirista do também premiado Hawkeye, e é ilustrada por Chip Zdarsky, que também é co-criador do quadrinho.

A ideia é muito interessante e os personagens bem construídos, porém mal aproveitados. Logo no início, descobrimos que o pai de Suzie morreu assassinado por um louco no escritório onde trabalhava – no mesmo edifício onde Jon trabalha –, porém esse fato aparece na história apenas de maneira expositiva e banal, sem qualquer consequência ou influência direta no presente da narrativa. Ao longo da história, descobrimos que Jon tem um transtorno mental, mas novamente isso parece jogado no ar, apenas como um dado gratuito que provavelmente fará sentido no futuro mas que, no momento, não faz diferença alguma para a trama.

A história também não é tão empolgante quanto se espera. Eles não são tão bad asses assim, roubam bancos por uma causa social justa: salvar a biblioteca onde Suzie trabalha, que está prestes a fechar e ter seu terreno cedido para um banco. Mas para além disso seus outros crimes consistem em tirar coisas do lugar e pregar peças em pessoas. Tudo bem, vou dar um desconto, esse é apenas o primeiro volume da história, mas para mim, algo que ficou marcado nessas cinco edições foi a narrativa arrastada e, muitas vezes, cheias de momentos absolutamente dispensáveis que ocupam muito espaço – tipo a cena musical em que Suzie canta "Fat Bottomed Girls", precisava realmente de quatro páginas disso? – enquanto outros elementos mais interessantes sobre os personagens foram deixados no segundo plano.

Particularmente a forma como a narrativa é contada também não me agradou. Na primeira edição, Suzie, adulta, fala diretamente com o leitor e aparece nos flashbacks, próxima de suas versões infantil e adolescente, comentando os fatos mais marcantes de suas descobertas sexuais. Achei uma forma um pouco preguiçosa de nos apresentar a personagem, com tudo assim, tão mastigado e explicado.

Mas não só pontos negativos marcam Sex Criminals, a forma como o erotismo é explorado na série é muito legal. Teoricamente o quadrinho é indicado apenas para maiores de idade, porém as cenas de nudez e sexo são tão suaves e tratadas de forma tão respeitosa/esteticamente interessante que não dá pra justificar essa censura. A forma como eles exploram a nudez de Suzie também é digna de nota. Em nenhum momento ela aparece com nudez frontal e raramente sequer vemos seus seios, na maioria das cenas ela está coberta por um lençol ou com partes do próprio corpo cobrindo convenientemente suas partes íntimas. O mesmo não pode se dizer de Jon, que aparece nu em vários momentos do primeiro volume. E por que isso é positivo? Bem, em uma mídia historicamente estereotipada como masculina, ver um quadrinho que se preocupa em não tornar sua heroína um objeto sexual é bastante raro e ótimo. Além disso, a série ganha pontos por também explorar a sexualidade feminina sem tabus e com naturalidade, como tem que ser.

Particularmente não me impressionei com os novos personagens que aparecem no final deste volume, tampouco com o traço da série, mas vou acompanhar Sex Criminals pelo menos até a edição 10 para ver se a história deslancha e realmente mostre a que veio. Mas por enquanto, me parece "muito barulho por nada" e uma história que tem tudo para enjoar em dois tempos.

Sex Criminals ainda não foi lançado no Brasil, mas nos Estados Unidos está sendo publicado mensalmente desde Setembro de 2013 pela Image Comics.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe