WE3 – Instinto de Sobrevivência, de Grant Morrison

24.8.13

we3-cover


Não contém spoilers.

Semana passada, no ônibus para São Paulo, eu li um quadrinho muito legal chamado WE3. Ele foi escrito pelo sr. Grant Morrison e ilustrado pelo sr. Frank Quitely, a mesma dupla responsável pelos Novos X-Men, e conta a história de três animaizinhos – um cachorro, um gato e um coelho – transformados em máquinas de guerra por um experimento do governo. Quando a história começa, esses animais-robôs, chamados de WE3, estão prestes a serem desativadas por terem se tornado obsoletos, mas conseguem fugir, iniciando uma verdadeira caçada, pois, embora ultrapassados, ainda representam um grande perigo para a sociedade devido seu grande potencial bélico.

A história é bem simples e o ritmo é rápido. O diálogo está presente, mas a história é contada principalmente por imagens, o que faz com que você consiga ler os três volumes do quadrinho em pouco menos de uma hora (eu demorei meia hora, acho). O que eu achei bem bacana nessa história é que não são só os humanos que falam, mas os animais também. Só que, ao contrário do que se poderia imaginar, eles não são muito bem articulados, a fala deles é muito simples e, muitas vezes, "errada", sem seguir as regras gramaticais, e isso, na verdade, torna ainda mais forte e sinceros os sentimentos desses personagens, não há mascaramento de intenções ou emoções, a fala representa completamente o estado mental desses animais e torna a busca deles muito mais tocante.

we32A arte dispensa comentários, Frank Quitely é sensacional e as sequências sem fala são realmente de babar. E o final é ótimo! Não vou dar spoilers aqui, mas vale a pena ler, a resolução é bem bacana mesmo. Super recomendo! – e olha que Grant Morrison não é exatamente um escritor que eu curta tanto assim.

Para fazer essa resenha, acabei descobrindo que a New Line comprou os direitos de adaptar WE3 para o cinema em 2006, com John Stevenson, de Kung Fu Panda (2008) na direção. Parece que o projeto descambou e o estúdio sequer está mais envolvido, mas de qualquer modo me parece estranho ver essa história no cinema, eu não acho que ela daria material pra 90 minutos de filme. Na verdade, ao terminar de ler, achei que a história deveria ter sido um pouquinho mais desenvolvida, mas agora, pensando melhor, acho positivo ela ser curtinha assim, reduzida ao essencial, assim como os diálogos dos animais e as sequências de ação, tudo combina nesse projeto, o que é muito legal.

WE3 foi lançado em 2004 em três volumes, pela Vertigo, totalizando 104 páginas e foi essa edição que eu li. Mas em 2011 a editora lançou uma edição deluxe da história, com 144 páginas. Essa versão chegou ao Brasil no ano passado, pela Panini, com 148 páginas, em um encadernado de capa dura, mas como não li essa versão estendida, não posso falar muito a respeito, mas a edição que eu li já é incrível, imagino que essa maiorzinha seja ótima também. Enfim, está recomendado!

we33

You Might Also Like

2 comentários

  1. Hahaha olha eu comentando novamente ^^
    Você leu WE3? Me tornei fã hahaha
    Finalmente Grant Morrison realmente fez um trabalho impecável com esse quadrinho (esquecemos a fase dele com os mutantes, por que meu Deus...que foi aquilo). Mas confesso que ver no cinema, sei lá...medo é a palavra rsrsrs
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real que eu não sei ainda se eu gosto dele. No geral acho as histórias dele muito legais (a fase dele no X-Men é incrível), mas eu não gosto muito dessa linguagem meio rebuscada/hermética que ele tem, acho meio desnecessário... mas tb medo desse filme hahaha

      vlw pela visita!

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe