Fábulas – Vol. 1: Legends in Exile (#1-5)

1.12.13

Não contém spoilers.

Depois de muito enrolar, finalmente consegui ler o primeiro volume do Fábulas, um ótimo quadrinho criado por Bill Willingham e publicado originalmente pela Vertigo. A série conta "causos" dos personagens dos contos de fada e do folclore mundial, que agora vivem secretamente no nosso mundo, em Nova York, em um lugar conhecido por Cidade das Fábulas (Fabletown), após terem sido expulso de sua Terra Natal por um "Adversário" do qual pouco se sabe até o fim do primeiro volume.

A proposta é muito interessante e divertida de ler, justamente por ser ambientada na nossa realidade e, com isso, em um universo adulto em que o "viveram felizes para sempre" vem permeado de brigas de casal e problemas financeiros entre a Bela e a Fera, as traições conjugais do Príncipe Encantado – um canalha falido, que usa de seu charme irresistível para dar golpes nas mulheres da cidade – e a frustração sexual do Pinóquio, preso para sempre em um corpo de menino. Além disso, só o fato de vermos todos esses personagens juntos em um mesmo ambiente já desperta a curiosidade: e se a Branca de Neve, divorciada do Príncipe Encantado e responsável por administrar Fabletown, se juntasse ao Lobo Mau, xerife da cidade, para investigar o desaparecimento de sua irmã, Rosa Vermelha? – e sim, Branca de Neve, em um conto diferente daquele tão conhecido envolvendo os sete anões, tem uma irmã gêmea, chamada  Rosa Vermelha. Bem, é exatamente esse o plot desse arco inicial que usa a investigação para nos apresentar personagens e nos fazer mergulhar no universo de Fabletown.

Aliás, esse primeiro volume é bastante didático, não leia esperando uma grande história que explodirá o seu cérebro, na verdade, Lendas no Exílio funciona mesmo como apresentação e teaser do que provavelmente vem por aí. A série tem tido grande repercussão desde seu lançamento em 2002 e já ganhou 14 Eisner Awards desde então. Além disso, uma adaptação para a tv já foi cogitada pela NBC e ABC. Entretanto, a primeira decidiu investir em Grimm, uma série de investigação policial envolvendo o universo fantástico, e a segunda em Once Upon a Time, que  tem a mesma premissa de personagens dos contos de fada exilados no mundo real, uma pena. E apesar de rumores indicarem que um filme baseado nos quadrinhos esteja em desenvolvimento, a única adaptação de Fábulas para outras mídias que temos até o momento é um jogo tipo point-and-click investigativo, chamado The Wolf Among Us, em que você assume o papel do Lobo Mau e investiga crimes em Fabletown.

Bom, é isso. Acho que a série vale o tempo investido, pois a ideia é boa, o universo de possibilidades quase infinito e o projeto é bem executado – as ilustrações são de Mark Buckingham. Fábulas está atualmente na edição 137, com o final, anunciado pelo próprio Bill Willingham, programado para acontecer na edição 150. No Brasil, o último volume da HQ publicado até o momento foi o 14, Bruxas (edições 86-93), pela editora Panini.

fables04

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe