Fables – Vol. 2: Animal Farm (#6-10)

13.6.14



Retomando as minhas leituras de quadrinhos, decidi continuar ler o Fables, quadrinho de Bill Willingham, sobre o qual falei em dezembro. Bem, dispensada apresentações para a série, essa resenha será focada mais em impressões que tive o ler seu segundo volume, chamado "Animal Farm", que vai da edição 6 a 10.

A trama começa a partir dos acontecimentos do volume passado e como parte do pagamento pelo crime cometido por Red Rose na última edição, ela é obrigada a ir com a irmã a Snow White em sua inspeção semestral da fazenda, um lugar onde todas aquelas fábulas que não podem viver entre os humanos, por possuírem formas animalescas, vivem. Ao chegar lá, no entanto, ela se deparada com um ambiente hostil, os animais, liderados pelos três porquinhos, estão planejando uma revolução na intenção de tomar a sede de Nova York e iniciar o contra-ataque ao inimigo que os expulsou de sua terra natal – cuja identidade ainda permanece em segredo nesse volume. Os animais alegam se sentirem em uma prisão por não poderem sair dos limites da fazenda, o que é bastante justificável. Daí a trama se desenvolve com acontecimentos inesperados e uma ótima resolução.

Além do ótimo título, remetendo a George Orwell e o seu Revolução dos Bichos, a trama é muito bem desenvolvida. Ela deixa o tom anedótico e bastante bobo até do primeiro volume, que tinha a intenção de apenas nos apresentar o universo da história, e começa a mostrar a que veio, com reviravoltas surpreendentes e muita ação – é impressionante o tanto de coisas que acontece em apenas seis edições!

Atenção! O texto abaixo contém spoilers!


A relação entre as irmãs Snow White e Red Rose é muito melhor explorada nesse volume também. Finalmente compreendemos porque Red Rose tem tanto ressentimento com relação à irmã e acabamos nos simpatizando muito mais com ela do que no primeiro volume em que ela só paga de "adolescente" radical. É tocante o momento em que ela confessa para a irmã que se fosse ela a estar em uma situação de vida ou morte, com certeza teria morrido já que no universo dos homens ninguém se lembra dela, apenas da Branca de Neve. Além disso, o fato de ter sacado o que estava acontecendo na fazenda antes da irmã e ter agido no intuito de salvá-la desde o princípio, faz de Red Rose uma personagem muito mais interessante, esperta e incrível do que sua irmã sonsa e sem sal, Snow White. É sério que ela levou todo aquele tempo pra entender o golpe que os animais estavam querendo dar? Sem falar no quanto demorou para livrar Wayland de suas correntes. Não tem como, meu interesse pela personagem acabou caindo muito nesse volume por ela ser tão ingênua.

Mesmo assim, fui muito surpreendida com o final da edição 9, em que Snow White leva um tiro na cabeça dado pela Goldilocks (Cachinhos Dourados) – que nessa versão, já adulta, se transformou em uma manipuladora ambiciosa. O quadrinho também se mostrou bastante ousado com a morte de Colin, o mais bonzinho dos três porquinhos, assassinado de maneira cruel por seus próprios irmãos para mandar um recado pra comunidade: ele é decapitado e sua cabeça exposta, fincada em um pedaço de pau, no centro da fazenda. A imagem do desenhista, Mark Buckingham, é forte: a cabeça, pingando sangue com os olhos de Colin cheios de lágrima. Também no desfecho da trama há mais violência, os outros dois porquinhos são executados após um julgamento para punir os crimes da revolução. É legal ver como o criador não está com medo de "chutar bundas" e se isso se mantiver como padrão, Fables tem tudo para ser um quadrinho excelente e imperdível! (E pelos comentários que eu vejo por aí, realmente é!)

Pretendo seguir o quanto antes a leitura, por esse volume realmente me deixou intrigada para o que vai acontecer em seguida, ainda que nenhum grande gancho tenha sido deixado na edição 10. Ah, por motivos de não divulgar spoilers, decidi não publicar imagens desse volume.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe